Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now
Email address
Secure and Spam free...


Banqueta industrial

Quem trabalha com segurança no trabalho ou nas empresas sabe que o departamento de segurança no trabalho tem presença marcante e já deve ter ouvido algo a respeito da OHSAS, a norma britânica para procedimentos e normas de segurança no trabalho. A OHSAS tem presença importante na rotina de muitos trabalhadores de empresas multinacionais, principalmente as que estão buscando ou já alcançaram as certificações de qualidade ISO9001 e o certificado de gestão ambiental ISO14001.
A OHSAS pode ser um complemento muito interessante às normas de segurança no trabalho brasileiras, as NBRs, como por exemplo a seção 73, regulamentação 851 da OHSAS é um complemento muito importante no que diz respeito ao uso de escada portátil e banqueta industrial, no contexto de trabalho em ambientes industrias, podendo ser um fator de risco para o trabalhador. O risco está associado, principalmente às atividades em que subir e descer são repetidas várias vezes, e também quando o uso da escada portátil e da banqueta industrial está associado com receber, colocar e remover objetos.
Usar as escadas portáteis de forma inadequada, sem a preocupação com ergonomia pode causar doenças laborais, como distúrbios musculoesqueléticos, que são processos inflamatórios e degenerativos de nervos, ossos, músculos, tendões ligamentos, articulações, cartilagens e discos vertebrais, que podem resultar em dor e limitação funcional. A descrição do problema assusta, mas a prevenção desta doença laboral é muito simples. Esta prevenção começa pela orientação de uso da escada ou banqueta industrial, treinamento simples e básico que qualquer técnico de segurança pode efetuar.
Dentre as orientações, ao carregar objetos quando subir/descer de escada ou banqueta industrial, o objeto não pode impactar na mobilidade e nem bloquear o campo de visão. Quando alguma atividade é executada sobre uma plataforma ou sobre a banqueta industrial, o trabalhador deve evitar movimentos de empurrar/puxar fortes ou bruscos, eliminando o risco de desequilíbrio ou desestabilização da escada, e evitar movimentos ou atividades que projetem o corpo para fora da escada.

Em nosso site você encontrará: