Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now
Email address
Secure and Spam free...


A Escada Industrial

Escada industrial é uma denominação que abrange uma variedade de tipos de escadas que tem por função atender as necessidades de acesso temporário ou permanente, a níveis diferentes, sempre atendendo a norma de segurança NR12. Para cada necessidade e aplicação existe um conjunto de regras que indicam qual o melhor tipo de escada industrial que deverá ser utilizado, quais materiais deverão ser usados na sua construção e as possibilidades e restrições de uso, além de orientações de segurança para o transporte da escada (escadas de mão),  como usar a escada (tanto as de mão quanto as fixas) e como cuidar da integridade de cada uma delas.

Escadas portáteis (que são as escadas dupla, dupla extensível, dupla regulável e extensível) são escadas industriais muito usadas para serviços de curta duração, principalmente em pequenos reparos ou em qualquer outro tipo de atividade que exige um meio de acesso temporário. Este tipo de escada industrial deve ter pés aderentes e degraus antiderrapantes. A distância entre cada degrau deve ser no máximo de 0,30m e cada degrau deve suportar uma carga entre 90 e 120 kg.

Para qualquer dos tipos de escadas anteriores, deverá sempre manter um metro de sobra no topo, por exemplo, na escada paralela a distância entre o topo da escada e o nível acessado deve ser de um metro, e os últimos três degraus não devem ser usados. Antes de utilizar a escada industrial, a área de trabalho deverá ser devidamente sinalizada, principalmente se for uma área de trânsito de pessoas e equipamentos. O transporte da escada industrial deve ser feito na horizontal e se ela pesar mais de 25 kg, deverá ser feito por mais de uma pessoa e elas não devem ser usadas em áreas de risco de queda de material ou próximas a redes elétricas sem proteção.

Já as escadas fixas promovem meio de acesso permanente em locais restritos, locais muito elevados ou em áreas de fluxo intenso, que necessitem de intervenções de manutenção ou inspeções, podendo este acesso ser feito por escadas industriais do tipo marinheiro. A escada marinheiro é indicada para locais que necessitem de acesso, mas o projeto não permite a construção de escada caracol. É um modelo simples que exige certo esforço do usuário, visto que para subir é necessário usar os pés e as duas mãos, sendo restringido por norma subir escada marinheiro portando ferramentas ou outros objetos. Para este modelo é indispensável a aplicação de gaiola de proteção e patamares de descanso a cada 9 metros de altura (configurados com guarda corpo e rodapé).

Em nosso site você encontrará: