Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now
Email address
Secure and Spam free...


A escada marinheiro

A escada marinheiro é um meio de acesso seguro em estruturas com elevada altura ou elevada profundidade como torres, caixas d’água, tanques de armazenamento de combustíveis líquidos ou gasosos, entre outras aplicações da indústria. Quando se fala em uso deste tipo de escada na indústria verifica-se que se trata de um equipamento de acesso empregado em atividades profissionais, por isso além da escada marinheiro, todos os tipos de escadas devem obedecer a um conjunto de regras de construção, conforme orientações e requisitos das Normas Regulamentadoras Brasileiras (NBRs).

Uma grande preocupação na hora de projetar a escada marinheiro é o material empregado em sua estrutura. Muitas vezes o ambiente em que elas serão instaladas possui umidade elevada, presença de vapores de substâncias  corrosivas ou expostas ao sol durante todo o dia. Além dos fatores ambientais, existe outra preocupação, a frequência de uso, pois cada vez que uma pessoa se apoia em um degrau, mecanicamente falando, há a aplicação e remoção de uma força, gerando ciclos de carga e descarga na estrutura, que se não projetada para resistir a estas solicitações, pode apresentar falhas.

É muito comum encontrar escada marinheiro fabricada em aço, que traz como vantagem a elevada resistência da estrutura a solicitações. Porém, quando em ambientes agressivos, estas escadas podem ser atacadas por vapores ou pela humidade, necessitando de coberturas especiais e constantes inspeções, pois a falha da estrutura pode causar acidentes letais. Uma alternativa construtiva bastante interessante se trata das ligas de alumínio, que além do peso reduzido, estas ligas são bastante resistentes à solicitação de cargas e ao ataque químico ou da umidade, são resistentes à radiação UV e dispensam a aplicação de pintura para proteção contra a corrosão.

A liga de alumínio aplicada na construção destas escadas é a chamada de duralumínio, que também é conhecida como liga alumínio-cobre-zinco e pode possuir outras composições como cobre-níquel, magnésio (alumig) ou magnésio-zinco (zicral), as quais podem ser endurecidas por tratamento estrutural, maturação ou envelhecimento. Sendo assim, a escada marinheiro construída com o duralumínio, em conformidade com os requisitos listados na Norma Regulamentadora (NR), é um equipamento seguro, que não vai agregar elevado peso estrutural onde instalada e com elevada resistência a ambientes agressivos.