Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now
Email address
Secure and Spam free...


As escadas e a norma NR12

As escadas são meios de acesso a pisos ou equipamentos, podendo ser caracterizadas como permanentes ou provisórias. Mas em qualquer um dos casos, as escadas e a NR 12 devem sempre estar em acordo, garantindo que as escadas forneçam as condições de trabalho seguras para quem quer seja o usuário delas. Escadas NR12 são equipamentos cuja construção atende aos requisitos da Norma Regulamentadora NR12, de forma que a estrutura seja adequadamente projetada e um manual de instruções de uso seja oferecido com o equipamento, especificando a aplicação do equipamento e qual a forma mais adequada de posicionar, fixar e trabalhar sobre ela, além de certificado aprovando a qualidade e segurança do produto.

A NR12 traz informações e especificações para cada tipo de escada. Como por exemplo as escadas fixas do tipo marinheiro. Estas escadas são bastante utilizadas como meio de acesso a equipamentos fixos e muitas vezes com alturas elevadas oferecendo perigo para quem tem que acessar esses equipamentos (como por exemplo caixas d’água). Mas o risco de acidente pode ser reduzido se a escada for construída com materiais que suportam os esforços solicitantes, que resistam às agressões que o ambiente onde serão utilizadas possa oferecer (umidade, vapores ou névoas corrosivas, etc), possua gaiola de proteção e plataformas de descanso quando ultrapassam determinada altura, tenham distância entre degraus de 0,25 m a 0,30 m, entre outras instruções da norma.

Mas um tipo de escada muito usada, mas que poucos se preocupam com normas de construção e de operação, são as escadas de mão. Estas escadas também são regulamentadas pela NR12. Estas escadas têm uso restrito para acessos provisórios e serviços de pequeno porte, o ângulo formado entre a escada e a superfície de apoio deve ficar entre 65° e 80°. Caso estes ângulos sejam desrespeitados corre-se o risco de a escada envergar ou aumentar o as chances de queda do usuário.

E não só visando a segurança, as escadas NR12 também oferecem ergonomia, sendo construídas de forma oferecer maior conforto para quem trabalha sobre elas e no caso das escadas de móveis, são construídas sobre rodas ou de materiais extremamente leves e resistentes (escadas de alumínio). Alguns modelos de escadas são extremamente versáteis, podendo ser dobradas, facilitando transporte ou possuir articulações com travas que permitem ser usadas como plataformas, desde que possuam largura, projeto estrutural, sistema de travamento das articulações e acessórios (placas para cobertura dos degraus) de acordo com as especificações da NR12. Sempre é importante analisar a atividade que será efetua com o técnico de segurança e com o engenheiro responsável para escolher o tipo mais adequado de escada a fim de se liminar riscos no trabalho.

Em nosso site você encontrará: