Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now
Email address
Secure and Spam free...


Banqueta industrial – Orientações para diminuição de riscos

A banqueta industrial é uma ferramenta para trabalhos que necessitam de acesso em níveis com pouca altura. Variando de 300 mm a 600 mm de altura, são indicadas para acesso a máquinas, prateleiras de almoxarifado e outros serviços. Mas como qualquer outro tipo de escada, a banqueta industrial deve proporcionar um ambiente de trabalho confortável, melhorar a posição e a postura de execução da tarefa. E para que o trabalho sobre seus degraus seja seguro, algumas instruções devem ser tomadas antes de trabalhar sobre elas.
Atividades em altura oferecem risco de acidente para qualquer atividade industrial ou até mesmo residencial. Por isso antes de iniciar a atividade, um breve planejamento da atividade deve ser executado, levantando os potenciais riscos de acidente com o equipamento. Na sequência, a superfície em que a banqueta industrial será colocada também deve ser analisada, garantindo que todos os pés fiquem em contato com o piso e que nenhum objeto ou sujeira prejudique a aderência dos pés. Qualquer tipo de escada só deverá ser usada em superfícies niveladas e estáveis. Os usuários deverão ser orientados sobre como usar a banqueta industrial, quais são suas limitações e o que deve ser feito antes de iniciar a tarefa sobre ela.
O usuário deverá procurar por alterações visuais na superfície, como por exemplo pontos amassados causados por queda ou outro impacto, ver se os degraus e os pés estão sujos com materiais que possam comprometer a aderência do solado dos calçados e dos pés, verificar se os degraus estão devidamente fixados, se as sapatas não estão gastas, se os pinos de fixação estão em bom estado. A etiqueta de carga máxima suportada pela banqueta industrial não deve ser removida e sempre deve ser verificada antes do uso. Um estudo do peso dos usuários e do peso dos objetos deverá ser executado antes da aquisição da escada, para que seja selecionado a estrutura mais apropriada para a atividade.
Feita esta checagem, o usurário deverá posicionar a banqueta industrial de forma que, durante a atividade, seu corpo não se projete para fora da área dela, antes de subir no degrau, verificar se a sola de seu calçado não está suja com areia, óleo, graxa ou qualquer outro material que torne a superfície escorregadia. Caso um objeto caia sobre a banqueta industrial, o usuário deverá descer imediatamente e avaliar se algum ponto de sua estrutura foi comprometido. Estas são algumas orientações importantes que tornam a atividade laboral mais confortável e com menor risco de acidente.

Em nosso site você encontrará: