Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now
Email address
Secure and Spam free...


Banqueta industrial – Sua importância em áreas de pouca altura

Meios de acesso a máquinas, prateleiras ou estantes devem ser estáveis, de modo a não permitir o tombamento ou a rolagem da plataforma durante a realização do trabalho. Desta forma estes acessos devem ser dimensionados, construídos e instalados de modo seguro e resistente, atendendo a demanda do trabalho em que o objeto de acesso foi aplicado. Além destas recomendações, a NR12 estabelece que, por exemplo, as escadas devem possuir degraus constituídos de materiais ou revestimentos antiderrapantes, devem ser mantidas desobstruídas e ser localizadas e instaladas de modo a prevenir riscos de queda, escorregamento, tropeçamento e dispêndio excessivo de esforços pelos trabalhadores ao utilizá-las.

Trabalho em altura é considerado quando a atividade exercida ocorre acima de 2,0 metros. Mas mesmo quando a atividade ocorre abaixo de 2,0 metros, conforme citado na NR12, devem ser tomadas providencias voltadas para a eliminação de riscos de acidentes e lesões aos executantes das atividades. Por isso, em atividades de pouca altura, os equipamentos de acesso devem ser projetados e construídos de acordo com a legislação vigente, não se isentando também de instruções de uso e avisos de limitações estruturais.

A escada banqueta é um exemplo de acesso para casos de atividades em pouca altura. Com alturas de 30 cm a 60 cm, promovem fácil acesso a prateleiras, estantes e armários, atendendo a todos os requisitos de segurança, inclusive das normas internacionais como a ANSI, ASTM, DIN EM 131. São fabricas em duralumínio com montantes laterais em perfil retangular, na liga 6005-T6. Seus degraus possuem estrias antiderrapantes (chapa tipo xadrez), garantindo excelente aderência e estabilidade ao solado dos calçados e seus pés são revestidos com sapatas antiderrapantes em poliuretano.

Algumas informações devem ser observadas quando qualquer equipamento de acesso for utilizado, não se restringindo às atividades laborais, mas inclusive domésticas. O peso suportado pela escada, sendo o peso do usuário e o peso da carga transportada por este, caso a situação exija. Estas informações de limite de carga e forma de uso devem estar presentes no manual técnico da escada e impressa no equipamento. Nunca utilizar escadas carregando objetos que impeçam a visualização dos degraus e optar sempre por dividir a carga de forma simétrica, por exemplo dividir a carga transportada em duas sacolas, colocadas uma em cada mão.

Em nosso site você encontrará: