Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now
Email address
Secure and Spam free...


Banqueta industrial – Utilização da banqueta industrial em larga escala

Ergonomia é o conjunto de disciplinas que estuda o trabalho, analisando a interação máquina-homem, visando adaptar e desenvolver fisicamente e psicologicamente regras que tornem as atividades laborais mais confortáveis e rentáveis. Esta preocupação oficialmente surgiu em 1949, derivada da 2° Guerra Mundial. Nesta ocasião, vários equipamentos bélicos foram desenvolvidos sem a preocupação de adaptar estes equipamentos às características perceptivas de quem ia operá-los. Esta situação foi responsável por vários erros, acidentes e até mortes.

A falta de preocupação com a postura no trabalho é responsável por redução no volume de produção diária, lesões diversas no operador que executa qualquer atividade em uma posição desconfortável, podendo resultar até em lesões permanentes. Sendo assim, adaptar o equipamento à pessoa para gerar economia preserva a integridade física e mental de quem executa as atividades que, muitas vezes pode ser repetitiva. Um colaborador que trabalha em um equipamento baixo ou alto demais para sua estatura pode desenvolver dores nos ombros, na coluna e no pescoço. Trabalhar oito horas com dores gera estresse em qualquer pessoa, que pode até transformar problemas triviais do ambiente de trabalho em conflitos mais desgastantes ainda.

Uma forma de aplicar a ergonomia com relação a altura ideal de trabalho é com o uso de banquetas industriais. Algumas máquinas ou mesas de trabalho foram desenvolvidas para uma estatura média mais elevada ou, dependendo do equipamento, devido a alguma restrição do projeto, não pode ser construída em uma altura mais acessível, necessitando de um ou dois degraus para que o acesso aos comandos fique mais prático e confortável. Em produções em que o produto final é embalado manualmente, a altura da mesa deve ser de tal forma que o colaborador mantenha a coluna ereta, e normalmente homens apresentam estatura maior que mulheres, sendo esta diferença de estatura facilmente contornada através de banquetas industriais.

Estas banquetas são fabricadas em duralumínio, o que traz duas grandes vantagens: a durabilidade e leveza, tornado ao transporte delas muito mais fácil e confortável. São ideais para atividades em que o ambiente de trabalho possui umidade elevada, pois o alumínio apresenta elevada resistência à oxidação causada por umidade. Possui montantes laterais de perfil retangular, degraus com estrias antiderrapantes, garantindo excelente aderência ao solado dos calçados e sapatas antiderrapantes em poliuretano cinza. Suportam cargas de 90 kg até 120 kg e são fabricas de acordo com normas internacionais de segurança, como a ANSI, ASTM, DIN EM 131.

Em nosso site você encontrará: