Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now
Email address
Secure and Spam free...


Escada de Alumínio – Características e Vantagens

O alumínio em sua condição de metal puro é bastante mole, porém descobriu-se que suas ligas oferecem propriedades extremamente interessantes, deforma que quando se fala em ligas de alumínio rapidamente associamos à indústria aeronáutica. A obtenção dessas ligas extremamente leves e resistentes se dão com adições de outros metais a concentrações de até 10%, obtendo resistências tão elevadas quanto as do aço.

Recentemente estamos vendo o alumínio ganhar espaço na indústria automotiva, configurando os motores dos carros populares, o que, a alguns anos atrás, só era visto em carros de luxo de alto padrão. Esta configuração se deve às inclinações a redução do consumo de combustível e redução de emissões de gases poluentes. Más são tantas as vantagens que o alumínio oferece como baixo peso próprio, alta resistência à corrosão (a oxidação formada na superfície do alumínio é incolor e fina que protege as camadas internas dele próprio) e a possibilidade de ser moldado de infinitas formas, sendo elas estruturais ou decorativas. Ademais, o alumínio é 100% reciclável, sendo economicamente interessante mesmo quando se torna material de descarte.

Estas propriedades estão sendo muito bem exploradas por outro setor: o de ferramentas, como é o caso das escadas de alumínio. Estas são confeccionadas em Duralumínio, que consiste em uma liga metálica constituída de alumínio, cobre, magnésio, manganês e silício. Pensar que estas escadas são extremamente duráveis acaba sendo uma preocupação secundária, pois elas oferecem muito mais vantagens, além desta. São muito leves, o que favorece o transporte e vai de encontro com a preocupação com a ergonomia e a saúde do trabalhador. A facilidade de extrusão ou moldagem do material permite que os degraus possuam estrias antiderrapantes, proporcionando boa aderência ao solado dos calçados ou botinas de segurança.

Por serem leves, em projetos que o peso estrutural é um fator preponderante e a necessidade de escadas de acesso para manutenções são indispensáveis, as escadas de alumínio são a opção ideal para qualquer projeto. São leves, resistentes e duráveis, podendo ser projetadas conforme as Normas Regulamentadoras nos tipos Marinheiro, tipo Plataforma (NR12), Plataforma/trepadeira, Banquetas Industriais e outras mais. As ligas de Duralumínio, utilizadas são 6261-T6 e 6005-T6 e a forma de construção das escadas são extremamente modernas e seguras como por exemplo a fixação dos degraus por prensagem hidráulica, estrutura totalmente parafusada com embuchamento de alumínio em todos os furos, evitando amassamento dos perfis e aumentando a resistência, sem a necessidade de uso de solda.

Em nosso site você encontrará: