Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now
Email address
Secure and Spam free...


Escada Doméstica

Adquirida para uso em residências e pequenos negócios, a escada doméstica se caracteriza por funcionar durante curtos períodos, podendo ficar fora de vista e do caminho a maior parte da vida útil, o que determina diversas características técnicas.

Portabilidade das escadas domésticas

A escada doméstica deve oferecer mobilidade elevada, exigindo tamanho compacto, e leveza para transporte por uma pessoa apenas. Deve apresentar estrutura tubular, cuja resistência mecânica se assemelha à das estruturas maciças. Deve usar degraus de chapa, que, reforçados adequadamente, pouco devem aos componentes maciços. Estruturas compostas de Alumínio resultam notavelmente mais leves que as similares de Ferro ou aço.

Tamanho reduzido

Deve ser compacta: isto limita as dimensões. Geralmente, a plataforma superior comporta razoavelmente os dois pés calçados de um adulto de grande envergadura. Os degraus intermediários devem ser plataformas estreitas nas quais se possa apoiar com um mínimo de conforto, mesmo calçando “chinelo-de-dedo”. O porte às vezes se resolve com a altura da escada: muitos serviços podem ser executados com escadas limitadas a três degraus, embora sete degraus possam vir a ser essenciais, dependendo da altura-objetivo e da altura do usuário. A existência de um balaústre na extremidade superior também representa peso e dimensões adicionais.

Estrutura colapsável

Permanecendo fora de vista a maior parte da existência, a escada doméstica ideal deve ser dobrável, resultado de degraus basculantes. Isto é proporcionado por dispositivos pantográficos, que recolhem os degraus, deixando os componentes paralelos e coplanares, limitando a espessura a dezenas de milímetros. Escadas domésticas costumam “desaparecer” atrás de armários, ou em cubículos de limpeza, depósitos de garagens, sanitários de serviço.

Durabilidade

Escadas domésticas podem durar décadas. Geralmente, um casal que constitui um novo lar adquire (ou ganha) uma escada doméstica, e esta poderá “sobreviver” a diversas mudanças de endereço. O acabamento deve ser compatível, no caso do Ferro tubular, uma pintura alquídica (padrão automotivo) ou eletrostática proporcionam resultados adequados. No caso do Alumínio, um acabamento anodizado ou alodizado pode proporcionar durabilidade prolongada. Outro fator de sobrevida são as terminações: pés de borracha, que preservem o pavimento doméstico sem deixar marcas de desgaste de parte a parte, e que não quebrem a curto prazo: terminações caídas ou rompidas são motivo suficiente para que o usuário não apenas “aposente” uma escada precocemente, como nunca mais adquira a mesma marca.

Evidentemente, vai depender do uso que a escada receberá. Uma escada de pintor provavelmente ao fim de um ano dificilmente apresentará a cor original, mas somente isto não representará fator de substituição. Já uma escada usada em soldagem estará sujeita a respingos de metal liquefeito, que podem comprometer a estrutura ou a mobilidade.

Compatibilidade

Escadas devem ser ergonômicas: a ergonomia é uma ciência secular, mas escadas produzidas em série devem atender a seres humanos cujo porte pode variar extremamente: altura entre 1 e 2 m, e peso variando de 40 a 120 kg. Logicamente, conta-se com o bom senso do usuário quanto à real necessidade de subir em uma escada com um sobrepeso respeitável. A distância entre degraus não deve fugir do padrão utilizado na construção civil: todo ser humano, enquanto cresce, vai se acostumando ao “passo” de uma escada. Este conceito se arraiga na idade adulta: incorporado o conceito de escada, é possível usar escadas intuitivamente, sem sequer parar para entender seu funcionamento. Resulta que, se o “passo” da escada for muito diferente do usual, as chances de acidentes se multiplicam.

E, para terminar: estabilidade.

Produtos Relacionados

Escada Extensível

Escada Extensível

Escada Dupla Extensível

Escada Dupla Extensível

Escada Dupla Regulável

Escada Dupla Regulável

Escada Plataforma Trepadeira

Escada Plataforma Trepadeira

Em nosso site você encontrará: