Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now
Email address
Secure and Spam free...


Escada industrial para acesso a tanques e reservatórios

Os tanques industriais são usados como recipientes para armazenamento ou tratamento de fluidos. Estes tanques são fabricados em aço carbono, aço inoxidável, PVC, entre outros materiais, dependendo das caraterísticas físicas e químicas do fluido armazenado neles. E como todo equipamento destinado ao uso industrial eles são usados em grande escala, para armazenamento de grandes volumes e são cheios e esvaziados milhares de vezes, tornando-os equipamentos que necessitam ter como característica uma elevada resistência e a recomendação de inspeções e manutenções periódicas.

Os tanques destinados ao armazenamento de combustíveis são construídos com chapas de aço, sendo que as chapas da base são bem mais espessas que as do topo, de forma que, em caso de acidente, como por exemplo, uma descarga elétrica atmosférica que faz com que o tanque entre em chamas, a medida que sua estrutura vai colapsando devido ao calor, ela segure o combustível, garantindo que as chamas não se espalhem. E para a instalação de dispositivos de proteção de descargas atmosféricas (SPDA), inspeção de válvulas para respiro e inspeção da estrutural, se faz necessário o uso de escadas. O tipo de escada industrial para este tipo de tanque pode ser do tipo caracol, instalada circundando a parede externa, com plataformas de descanso provida de guarda corpo e rodapé ou escada do tipo marinheiro, com gaiola protetora a partir de 2,0 metros, conforme recomendado pela Norma Regulamentadora 18.

Em alguns setores industrias os tanques são menores em volume e em altura e alguns modelos possuem mais de uma porta de visita, sendo uma no fundo e outra no topo, facilitando a limpeza e a instalação de acessórios. Estes acessórios, que podem ser instrumentos de medição de volume ou controle de vazão, geralmente são instalados no topo do tanque. Neste caso, a escada industrial usada para acessar o topo do tanque pode ser escada plataforma, que oferece uma área útil para acomodar equipamentos, garantindo que o usuário tenha segurança em sua atividade. Em algumas situações de alturas relativamente baixas e atividades leves e rápidas, podem ser usadas escadas de mão. Porém o usuário deve estar atento a superfície de apoio (escadas de mão deve ultrapassar em 1 metro o patamar de apoio superior) e se o piso oferece aderência aos pés da escada.

Sendo assim, para cada tipo de tanque, tipo de fluido manipulado nele e frequência de acesso ao topo ou portas de visita, se aplica um tipo de escada industrial. Portanto, na hora de projetar o tanque, o projetista deve fazer as avaliações necessárias, identificar a frequência com que o tanque será acessado, como será a manutenção e inspeção dele, e desta forma recomendar o tipo de escada industrial para ele, garantindo a segurança de quem será responsável pelo equipamento e também, garantir que o acesso não seja um fator que restrinja as atividades que prolonguem a vida útil deles, manutenções ou instalações de instrumentos.

Em nosso site você encontrará: