Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now
Email address
Secure and Spam free...


Escada Industrial para inspeção em tubulações aéreas

Em vários segmentos industriais é usual projetar o site de forma que todas as tubulações fiquem expostas, como comumente são chamadas de tubulações aéreas. Este tipo de configuração das tubulações facilitam a inspeção visual, pois estão totalmente expostas e o acesso a elas para reparos ou substituição é muito simplificado. Exemplos de configuração de instalação das tubulações aéreas são a instalação dos tubos em calhas, sustentadas por pedestais ou vigas de aço, tubulação instalada em calhas e fixadas à estrutura da planta industrial ou quando os tubos são de aço galvanizado, ou material mais resistente, podem ser fixadas diretamente aos pedestais ou à estrutura da planta.
Mas independentemente do material da tubulação, elas devem ser inspecionadas com frequência, pois vibrações, mudanças de temperatura que geram dilatações térmicas ou quando na tubulação há a mistura de líquidos (constituídos de gases) de temperaturas diferentes, pode ocorrer compressão ou dilatação dos gases ou quando a vazão é interrompida bruscamente, ocorre o fenômeno chamado de Golpe de Aríete, danificando juntas, conexões, válvulas e outros acessórios da tubulação. A atividade de inspeção requer a utilização de algumas ferramentas, como por exemplo, a escada industrial, que para este caso o tipo de escada industrial varia de acordo com a configuração da instalação.
A Alustar fornece vários modelos de escada industrial que podem ser utilizadas na inspeção e manutenção das tubulações aéreas, com a vantagem de serem fabricadas com a liga de duralumínio, que proporciona ao conjunto extrema leveza e facilidade de transporte, além da elevada resistência a corrosão, permitindo que que este tipo de escada industrial seja usado em qualquer ambiente ou aplicação com a presença de agentes corrosivos. São dotadas de degraus com perfis exclusivos cilíndricos ou chatos, com ranhuras antiderrapantes que garantem excelente aderência ao solado dos calçados. Possuem sapatas de borracha antiderrapante, garantindo boa aderência em qualquer piso.
Em tubulações que a variação de temperatura é uma característica comum, a tubulação pode romper pela constante contração/dilatação do conjunto e por isso o responsável pelo planejamento da manutenção deve direcionar sua equipe a identificar e verificar com frequência pontos críticos. E esta atividade pode ser deita rapidamente e com facilidade quando é usado uma escada industrial leve como as de duralumínio podendo ser a escada dupla extensível, escada dupla regulável ou a escada extensível (desde que haja uma superfície de apoio que ofereça segurança para a atividade). Para atividades mais demoradas e que requerem o uso de ferramentas mais pesadas, as escadas plataformas são as mais indicadas, pois possuem guarda corpo, plataforma com rodapé e corrimão, garantindo conforto e segurança.

Em nosso site você encontrará: