Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now
Email address
Secure and Spam free...


A escada marinheiro adequada

A escada marinheiro oferece acesso a lugares restritos, mas com alguns itens que garantem a segurança de quem precisa executar tarefas em níveis superiores a 2 metros. Este tipo de escada é amplamente aplicado em caixas d’água, torre de comunicação, reservatórios e qualquer outro projeto que exija acesso em alturas elevadas. A construção deste tipo de escada é simples, porém deve atender às normas NR-12, NR-18 e NR-35 do Ministério do trabalho.
De acordo com as normas, toda escada marinheiro deve possuir largura, distância entre degraus e espessura/diâmetro do tubo do degrau padronizados, podendo os degraus serem independentes, fixados um a um na parede ou na estrutura do equipamento/reservatório ou possuir estrutura própria, sendo desta forma fixada por meio de chumbadores. Quando o local de acesso exceder a altura de 2 metros, a mesma deve ser configurada com guarda corpo, com espaço suficiente para o usuário se locomover com conforto e segurança, conforme Anexo III da NR-12.
Há estruturas que possuem até 10 metros, e para estas, a configuração da escada marinheiro poderá ter caráter construtivo em um único lance e, caso exceda este valor, a cada 6 metros deverá ser construído uma área de descanso. Esta área de descanso constitui em uma plataforma, com uma distância mínima de 70 cm entre o centro de um lance de escada e o outro, e o guarda corpo da plataforma deve ter a altura mínima de 110 cm. No topo da estrutura, o guarda corpo deve ultrapassar o patamar final garantindo a segurança do usuário ao sair da escada ou iniciar a descida.
O material da escada deve suportar as ações dos agentes externos e dependendo do tipo de indústria que é instalado, deve possuir elevada resistência a agentes corrosivos. Por isso a Alustar produz suas escadas em Duralumínio, que é uma liga metálica constituída de alumínio com magnésio, manganês e cobre, altamente resistente a ação corrosiva de ácidos diluídos e água salgada. Os degraus possuem estrias antiderrapantes que garantes excelente aderência à sola das botas de segurança, fazendo que o conjunto todo de características minimizem todos os riscos que a atividade requer.

Em nosso site você encontrará: