Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now
Email address
Secure and Spam free...


Escada para avião

A acessibilidade não se restringe apenas a promover o acesso de pessoas com algum tipo de deficiência a um lugar ou conjunto de lugares, produtos ou equipamentos. Acessibilidade também inclui facilitar o acesso a equipamentos ou fábricas. Se para a população civil, trafegar com facilidade por calçadas e prédios otimiza a execução de qualquer atividade, por exemplo em um supermercado com corredores amplos e bem iluminados, na indústria é possível economizar muito se o acesso a determinados locais de manutenção das máquinas for rápido e bem iluminado. A acessibilidade em um projeto pode ser em forma de escada, rampa, túnel de acesso ou elevadores. A escolha por algum destes, depende de quanto será investido no acesso em questão, quem vai utilizar e como será utilizado.

As escadas, ao mesmo tempo que podem facilitar o acesso, promovem a otimização de espaços através da verticalização das construções, fornecem meios de acesso em processos de fabricação e construção, mas podem ser vilãs, ou como as normas regulamentadoras dizem, são agentes de risco para a saúde e segurança do usuário doméstico ou industrial. Desta forma, a escada para avião, utilizada para embarque/desembarque, para construção e manutenção, é rigorosamente regulamenta e, muitas vezes, além das normas nacionais, empresas optam por seguir regulamentações internacionais como a OHSAS.

Dependendo do porte do aeroporto, o meio de acesso para a aeronave é a escada para avião, podendo ser a escada plataforma manual ou a escada plataforma motorizada. Aeroportos maiores disponibilizam de tuneis de embarque, promovendo um meio de acesso no mesmo nível que da aeronave, sendo este é um meio de acesso livre de entraves, independente da limitação física que qualquer pessoa possa ter. Além da possibilidade que estes tuneis oferecerem climatização. As escadas para avião são resistentes, seguras e se o usuário seguir orientações simples como prestar atenção nos degraus, manter pelo menos uma das mãos no corrimão e utilizar calçados com solas antiderrapantes, o acesso é tranquilo. Mas diferentemente dos tuneis de acesso, subir escadas carregando malas exige bem mais cuidado.

Na indústria, a escada já tem um papel diferente do acesso civil, que é de facilitar e baratear custos de montagem, desmontagem e manutenção de máquinas e edifícios, fornecendo a segurança ideal para cada tipo de atividade, quando comparadas com outros equipamentos de acesso. Por isso, para o uso de escadas em processos industriais, as leis e normas de segurança são mais rigorosas e detalhadas, devido a quantidade de vezes que um operário/colaborador vai subir e descer os degraus, que é muito maior, e também usá-las para transferir, acomodar ou montar objetos. Desprezar as normas regulamentadoras e leis trabalhistas, que muitas vezes podem parecer extensas e desnecessárias, pode transformar um facilitador de acesso em um agente de risco, a acessibilidade se transforma em um obstáculo.

Em nosso site você encontrará: