Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now
Email address
Secure and Spam free...


Escada para estoque – Tipos e precauções

Estoques são materiais e suprimentos que empresas utilizam para a sua produção suprir a necessidade da própria empresa ou de seus clientes. E dependendo das características do produto estocado, são arranjados de forma que seja fácil alocar o produto na prateleira, movimentá-los ou remover para entregar para o cliente, sendo este acesso podendo ser efetuado pelo colaborador com as próprias mãos, com paleteiras, empilhadeiras ou através de escadas.

No caso de estoque de produtos como medicamentos, este acesso é feito por escada do tipo paralela, principalmente quando as prateleiras são elevadas, sendo bastante comuns em bibliotecas também. Este modelo permite acoplar trilho e rodas para que ela se movimente paralelamente à prateleira para maior segurança em situações que exigem seu uso verticalmente. Construídas em alumínio e com acabamento de alta qualidade, estas escadas são usadas até com o objeto de decoração e acesso para cozinhas decoradas com armários elevados até o teto, escritórios ou quartos, possibilitando o acesso em nichos mais elevados dos armários ou prateleiras.

Em situações em que a necessidade de acesso não é tão elevada existem outras possibilidades e modelos de escadas menores e mais simples, como é o caso das banquetas. Também fabricadas em ligas de alumínio extremamente resistentes, com degraus em perfil extrudado e estrias antiderrapantes, com pés revestidos em poliuretano cinza. Outra opção que atende situações de pouca altura (1,22 m) até maiores (7,80 m), é a escada dupla. Este modelo é oferecido a partir de três degraus até 25 degraus, atendendo aos mais variados tipos de estoques.

Para situações em que o acesso oferece risco e exige maior cuidado e segurança, devem ser usadas as escadas plataformas. Fabricadas a partir de 0,50 m até 2,50 m, elas possuem corrimãos dos dois lados, plataforma superior com fundo fechado e rodapé, garantido o acesso de forma segura em situações que o acesso se faz carregado objetos pesados. Possuem dois rodízios na parte traseira para facilitar a movimentação ou opcionalmente com quatro rodízios, sendo duas dianteiras móveis com travas e duas traseiras fixas. Estas escadas são fabricas em conforme com a NR12.

Independente do modelo, antes de se fazer uso de qualquer tipo de escada móvel, o usuário deverá observar as condições da escada, se esta apresenta alguma avaria, dano ou irregularidade que coloque em risco sua integridade, observar a carga máxima suportada em cada tipo de escada, sendo que estas informações devem estar fixadas/coladas em áreas que facilitem a interpretação destas informações. Em caso de escadas paralelas, não utilizá-las em ângulos muito próximos a 90° e nem muito afastadas da superfície que será acessada.

Em nosso site você encontrará: