Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now
Email address
Secure and Spam free...


Escada para Silos – Curiosidades

No distrito de Sachsenhausen em Frankfurt, até 2002, havia no topo do silo da cervejaria Henninger um restaurante giratório. Henninger tinha um problema quando quis construir um silo em sua cervejaria em 1950, pois não havia muito espaço. Então com a ajuda do arquiteto Karl Leyser, construíram um silo de armazenagem de grãos com muita altura, para atender a necessidade de armazenamento da cervejaria. O silo tinha 87,5 metros e no topo uma torre cilíndrica de 31,5 metros que se parecia com um barril de cerveja. Nele haviam dois restaurantes que em 2002, por motivos de segurança (não era possível construir uma segunda escada de incêndio) fecharam a torre para o público e em 2013 foi demolido.

E é em casos como este, situação em que um espaço de trabalho se torna um local de acesso público, que se vê a importância das escadas de acesso ou de segurança. Elas devem promover o fluxo de pessoas adequado de forma que, em situações de risco, a área consegue ser evacuada em tempo hábil e com segurança. E também, para situações de manutenção, devem oferecer as condições de acesso adequadas para cada tipo de aplicação. No caso de silos, são comumente usadas as escadas tipo marinheiro e as escadas caracol. Como é sabido, na construção de escadas de acesso para qualquer construção industrial deve-se seguir as orientações da NR18, obedecendo as recomendações de guarda corpo, degraus, gaiola de proteção a partir de 2 metros de altura acima da base e um metro acima da última superfície de trabalho.

A preocupação com a segurança e proteção dos trabalhadores surgiu no século XIX, na Inglaterra no segmento têxtil e no Brasil foi surgindo gradativamente em 1982, quando foi criada a primeira lei de proteção ao trabalhador. Desta forma, podemos dizer que é um tanto recente a padronização e aplicação de equipamentos e ações que caminham na direção da minimização dos riscos e eliminação dos acidentes no ambiente de trabalho, fazendo com que seja compreensível a interdição do acesso público ao restaurante da cervejaria Henninger em 2002 e sua demolição em 2013. Estas ações foram tomadas, provavelmente, pela inviabilidade de se aplicar as normas de segurança vigentes na Alemanha.

Por isso, para que não haja riscos de acidentes ou até mesmo a interdição de silos ou outras áreas industriais não se deve improvisar ou construir escadas sem antes verificar a exata aplicação, as necessidades de acesso para atividades de inspeção, manutenção e monitoramento, sempre tendo como orientação a NR-18 e os conhecimentos de um profissional qualificado para a execução do projeto, validando os materiais e a construção.

Em nosso site você encontrará: