Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now
Email address
Secure and Spam free...


Escada para Silos – A sua importância na indústria petrolífera

Na indústria petrolífera, além do petróleo existem vários outros subprodutos produzidos a partir dele que são armazenados e transportados para os setores que produzem cada derivado. A armazenagem ocorre em tanques destinados aos fluidos a pressão atmosférica ou tanques com capacidade de armazenar fluidos com pressões superiores à atmosférica. Estes tanques podem variar quanto ao tipo de estrutura, construção ou material. Mas um fato comum a todos os tipos de tanques é que estes devem passar por inspeções.

Quando vemos um destes tanques instalados em uma indústria, temos impressão de que seja um equipamento de simples tratamento e uso, mas, na verdade, são instrumentos que devem ser criteriosamente construídos e monitorados. Estes tanques devem ser construídos de acordo com rigorosas normas de segurança, tais como a ABNT NBR 7821, API STD 650, NBR 17505-2, entre outras. E mesmo assim eles podem apresentar riscos devido a corrosão devido a ação química ou eletroquímica do ambiente externo ou interno do tanque. Para evitar os riscos de colapso da estrutura ou de incêndio, periodicamente, se deve verificar suas condições físicas, taxa de corrosão, avaliação das causas de deterioração e/ou avaria, verificação das válvulas de segurança, dos respiros, tubulações de abastecimento e drenagem e a estrutura da base em que o tanque foi assentado.

Para a execução das tarefas de inspeção se faz necessário a instalação de escadas de acesso nestes tanques. Estas escadas podem ser do tipo marinheiro, com guarda corpo a partir de dois metros de distância do solo e plataformas de descanso a cada 9 metros, protegidos por guarda corpo e rodapé. E a mesma regra é válida para o caso de escada caracol. Estas devem possuir largura mínima e altura entre degraus conforme a NR18, além de também possuir plataformas para descanso com guarda corpo e rodapé. Através dessas escadas é que serão executadas as atividades de inspeção dos instrumentos e acessórios de segurança e também da integridade física da estrutura do tanque como um todo.

Em alguns modelos de tanque, são instalados respiros no topo, que permitem manter a pressão interna do tanque estável quando esvaziados ou enchidos. Estes respiros devem ser inspecionados constantemente, prevenindo contra falhas, as quais podem causar a ruptura do tanque pela geração de pressão negativa ou positiva, quando esvaziados ou enchidos, respectivamente. A inspeção dos respiros ocorre por via de acesso das escadas. Outra situação em que as escadas são importantes é na verificação da integridade do teto.

Muitas vezes o tanque com o tempo sofre pequenas deformações causadas pela dilatação térmica e pela dilatação causada pelos esforços dos fluidos quando estão cheios. Estas pequenas variações físicas geram regiões que podem acumular a água da chuva. Por isto, estas regiões devem ser monitoradas visualmente e em alguns casos, deve-se executar a análise de espessura com equipamento de ultrassom.

Em nosso site você encontrará: