Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now
Email address
Secure and Spam free...


Escada Plataforma

O trabalho em alturas e suas implicações são velhos conhecidos da tecnologia. As escadas têm sido há séculos solução para diversas necessidades de operações acima do solo. Escadas móveis devem atender simultaneamente aos requisitos da portabilidade e do volume reduzido. Tarefas rotineiras de curta duração podem ser plenamente cumpridas com auxílio de escadas paralelas, eventualmente escadas extensíveis, mas quando o trabalho exige longos períodos de permanência no alto, escadas do tipo convencional se tornam exaustivas e perigosas. Nessas horas, escadas-plataformas podem se demonstrar bastante funcionais.

Trabalho em alturas

A Alustar projetou as escadas-plataformas mirando na necessidade de acomodar pessoas, materiais, equipamentos e documentação nas proximidades do local que exige atenção. Eventualmente, podem ser necessárias consoles para processadores de dados e comunicações.

Mobilidade

Escadas-plataformas viabilizam trabalhos de montagem em hangares, garagens e construções, entre outros locais similares. Um requisito é a mobilidade, implicando a necessidade de leveza e de recursos para trafegabilidade dentro do ambiente a que o serviço se restringe. Pensando nessas características, a Alustar dotou esses modelos com estrutura de Alumínio tubular, e rodízios compatíveis com a carga nominal (quando a tripulação e equipamentos estão no alto), de modo que o conjunto possa trafegar (descarregado) de um posto de trabalho a outro. De fato, não se trata de um conjunto indicado para trabalhos externos, ao menos na condição de montagem completa, embora o conjunto possibilite transporte caso esteja desmontado, constando como parte do planejamento da missão a montagem no destino.

Tarefas que envolvem esforços

Os serviços em alturas nem sempre se limitam a inspeções, diagnoses, manutenções de pequeno porte, verificações e complementação de níveis de fluidos ou a caducidade destes; algumas tarefas podem envolver perfuração de vigas segundo direções horizontais, verticais ou inclinadas. Vale algo semelhante para usinagem de chapas de fuselagens ou latarias. A Alustar informa não apenas quanto à carga máxima admissível sobre as plataformas de cada porte ou altura de escada, como indica o esforço máximo admissível antes que um conjunto acabe basculando, lateralmente, frontalmente ou sobre os pés traseiros. Neste último caso, pode ocorrer a necessidade da adoção de medidas de ancoragem da escada ao solo, mesmo que em caráter provisório. Do mesmo modo, para o operador é indicado o uso de cinto de segurança instalado sobre o tronco e amarrado à estrutura do teto, caso esteja disponível. De qualquer modo, deve ser obtido treinamento sobre trabalhos em altura, as medidas de segurança cabíveis, os equipamentos (EPIs) aplicáveis, e os procedimentos em caso de incidentes ou acidentes, assim como práticas de primeiros socorros em caso de danos infligidos ao organismo, ou mesmo malestares ocorridos durante esse tipo de atividades.

Produtos Relacionados

Escada Plataforma/Trepadeira

Escada Plataforma

Escada Paralela

Escada Paralela

Escada Dupla

Escada Dupla

Escada Extensível

Escada Extensível