Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now
Email address
Secure and Spam free...


Escada Trepadeira

A escada trepadeira trata-se de uma escada totalmente autônoma, demandando para funcionar apenas de um solo plano e nivelado. Diferente de outras escadas, busca criar uma plataforma para trabalho, proporcionando ao operador espaço para se movimentar, escolher posição para apoiar-se ao exercer esforços, tudo assegurado por balaústre em torno da plataforma, e corrimão junto à rampa dos degraus. A escada trepadeira não visa desmontagem, nem qualquer esquema de colapsagem, o que poderia comprometer a resistência do conjunto. Isto implica a existência de local reservado para a armazenagem durante os períodos de desuso.

Altura

A escada trepadeira pode ser adquirida com alturas desde frações de metro, até vários metros: a altura da plataforma é fixa, merecendo análise cuidadosa no ato da aquisição. Normalmente, a escada trepadeira dispõe de quatro pés, sendo dois dotados de casters, que consitem de rodas com eixo de direção excêntrico e livre, adequando-se à trajetória na qual estiverem transitando. Normalmente, esses casters dispõem de freios individuais, ou admitem retração. A existência das rodas pressupõe a portabilidade por uma, eventualmente por duas pessoas. Isto implica leveza: normalmente construídas em ligas de Alumínio, é dada preferência para uso, na construção da estrutura, para componentes tubulares, chapas ou trilhos, e rebites de repuxo. A estrutura é dimensionada para atender à maioria dos portes humanos existentes, o que pode incluir pesos até 120 kg, e envergaduras que podem chegar a 2 m.

Degraus normalmente são uma noção intuitiva para o ser humano adulto, que vai se mantendo em processo de adequação enquanto cresce, incorporando a noção do degrau padronizado quando o corpo atinge a dimensão final, ao ponto de utilizar a maioria das escadas normalmente existentes sem dificuldades e sem hesitações. Os degraus existentes nas escadas auxiliares devem cumprir o padrão, o que é um modo de reduzir as acidentalidades.

Aplicações

Normalmente vistas em obras, as escadas trepadeiras podem resultar solução acessível para uso em hangares (industriais e aeroviários), indústrias de veículos para transportes, almoxarifados e armazéns, atividades correlatas com serviços públicos (eletricidade, comunicações e jardinagem), logística em geral, entre outras.

Alumínio

Conhecido pela civilização humana há mais de sete milênios, na forma de compostos e óxidos, diferente do Cobre, do Bronze e o do Ferro, o Alumínio só foi obtido com o aspecto metálico há cerca de século e meio. O Alumínio possui densidade bastante inferior à do Ferro, pouco acima de um terço da deste, embora proporcione resistência mecânica bastante semelhante. Garante acabamento superficial extremamente liso, com efeito visual semelhante ao de espelho, liso ao ponto de apresentar problemas para a fixação de acabamentos.

A partir do isolamento como metal, iniciaram-se pesquisas de ligas, proporcionando alternativas técnicas que reforçam características funcionais diferentes, seja no tocante a condutividade térmica ou elétrica, seja quanto à resistência mecânica, à ductilidade, etc.. Prevista através de cálculos da Resistência dos Materiais, foi comprovada na prática uma semelhança de robustez entre as barras maciças e as vazadas. Oferecem a contrapartida de peso notavelmente inferior, o que as torna indicadas para compor estruturas leves, que dependem de transporte. É o Alumínio um dos metais preferencialmente em uso na aviação; inerte ao magnetismo, não acumula remanência magnética na estrutura, nem afeta instrumentos dependentes da detecção do campo magnético terrestre. Razoavelmente sujeito a oxidação, o Alumínio admite acabamentos refinados, como a anodização ou a alodização.

Produtos Relacionados

Escada Plataforma Trepadeira

Escada Plataforma Trepadeira

Escada Extensível

Escada Extensível

Escada Dupla Extensível

Escada Dupla Extensível

Escada Dupla Regulável

Escada Dupla Regulável

Em nosso site você encontrará: