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Escadas para avião

No que diz respeito a acessibilidade em aeronaves, o meio de acesso mais comum é a escada para avião, fornecendo um meio de acesso entre a porta das aeronaves e o solo. A altura entre o solo e a soleira da porta pode ter uma variação entre 1,5 m  e 6,0 metros, aproximadamente, e estas escadas para embarque devem ter a altura exata da soleira, para que não aja degraus causados pela diferença de altura entre a soleira e a plataforma da escada.

As escadas para avião, de acordo com o tamanho da aeronave possui um modelo que proporcionalmente atende as necessidades de acesso e esta escada pode ser de pequeno porte, cuja mobilidade é feita manualmente devido a presença de rodízios e à leveza da estrutura. A escada para avião mais tradicional é a escada plataforma, confeccionada em liga de alumínio, favorecendo a mobilidade, devido a leveza da estrutura, e a aplicação em ambientes externos, pois o duralumínio é extremamente resistente à ação do tempo. Como se sabe, a aeronáutica é um dos setores que mais presam e zelam pela segurança e na hora de embarcar/desembarcar este zelo também é bastante elevado, sendo necessário que os degraus da escada para avião sejam resistentes e com superfície que ofereçam elevada aderência ao solado dos calçados.

Para aeronaves maiores, a escada para avião pode ser do tipo reboque ou motorizada, com propulsão elétrica ou com motores a combustão. Estes modelos maiores geralmente possuem ajuste de altura para atender a elevada demanda de aeronaves com padrões de altura diferentes que chegam constantemente nos aeroportos. Da mesma maneira que as escadas a para avião de pequeno porte, existem regras para garantir que o acesso à porta da aeronave seja efetuado com o menor risco, por isso há até norma para escolher o tipo carpete que as companhias aéreas de luxo usam para cobrir os degraus das escadas.

No caso de passageiros com necessidades especiais, no ato da compra da passagem ele deverá informar qual a sua necessidade para que o aeroporto providencie o acesso alternativo. Em aeroportos de grande porte esse acesso pode ser simples devido a presença de pontes ou tuneis de embarque. Em outra situação posiciona-se um elevador na porta da aeronave para promover o acesso até a soleira do avião ou um terceiro meio são carros com sistema de esteiras que a cadeira de rodas é encaixada sobre ele e com o auxilio de um motor elétrico transporta o passageiro até a aeronave.

 

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