Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now
Email address
Secure and Spam free...


Escadas para Silos

Os silos para grãos tiveram, nos últimos cinquenta anos, a sua importância aumentada gradativamente, em paralelo com o crescimento da população mundial. Em 1968, havia cerca de três bilhões de pessoas no mundo, o que demandava uma produção de cereais de 876 milhões de toneladas. Dados mais recentes apontam que somos mais de sete bilhões de pessoas vivendo sobre a terra e a produção de cereais está ao redor de 2,282 bilhões de toneladas. Ter um silo estrategicamente posicionado entre as regiões produtoras e de consumo, é de grande importância para manter a qualidade e a longevidade dos grãos.
Estruturalmente, um silo é composto por telhado, sistema de exaustão para remover o ar quente acumulado entre os grãos e o telhado, portas de inspeção, plataformas de acesso, escada para silo (geralmente escada tipo marinheiro), instrumentos para controle de nível, temperatura e umidade, espalhador de grãos, sistema e canais de aeração e rosca varredora. Além de ter uma estrutura muito bem projetada, o silo deve ser operado corretamente, visto que, ao carregar e descarregar os grãos, o silo sofre solicitações de forças que, se não forem controladas, podem causar o colapso da estrutura.
Desta forma, os meios de acesso como a escada para silo, porta de visita e plataforma são extremamente importantes para que inspeções periódicas sejam executadas e o controle do nível, seja ele feito manualmente ou por instrumentos de automação industrial, seja periodicamente verificado, garantindo a segurança do silo e uma operação de baixo custo, visto que, trabalhar a manutenção corretiva é mais dispendioso do que trabalhar com manutenções preventiva ou preditiva.
Em algumas situações, é necessário entrar no silo em operação, durante o processo de carga e descarga. Esta tarefa deve ser evitada, mas caso ocorra as equipes de operação e de manutenção devem estar atentas e conectadas, de forma a criar um plano de trabalho seguro. Todos os motores e equipamentos elétricos devem ser desligados, equipamentos de segurança devem ser usados para evitar quedas, deve-se ficar atento aos degraus da escada para silo, fazer uso de máscaras contra poeiras e gases, e trabalhar sempre em duplas, ou seja, a pessoa que adentrará o silo e o vigia/auxiliar, ajudando operacionalmente e na segurança do procedimento.

Em nosso site você encontrará: