Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now
Email address
Secure and Spam free...


O que é Isotanque? – Como escolher a melhor escada para Isotanque

O que é ISO Tanque?

ISO Tanques são tanques construídos conforme a norma ISO para transporte de líquidos e gases, perigosos ou não. Eles também são chamados de tanques container e são construídos em aço inox, podendo ser configurado com os mais variados tipos de camadas de proteção, dependendo da carga a ser transportada. Esse tanque é construído dentro de uma estrutura em aço resistente que permite aloca-lo em caminhões, trens ou navios, sem comprometimento da carga em seu interior. São configurados com válvulas no topo e na base do tanque para carga e descarga do material.

Os ISO tanques são utilizados para transportar água, peróxido de hidrogênio, ácido sulfúrico, ácido nítrico, produtos químicos para mineração, produtos alimentícios, solventes, óleos, resinas e bebidas alcoólicas. As vantagens destes tanques dizem respeito a serem altamente seguros, terem alta improbabilidade de apresentarem vazamentos, suportam pressões extremas e danos, conseguem manter a temperatura constante em caso de substâncias sensíveis à temperatura e podem ser transportados por estradas, trilhos ou barcos. Como são construídos de acordo com a norma ISO, todas as válvulas devem ser inspecionadas e cada tanque deve ser inspecionado conforme recomendações da norma. Devem possuir três válvulas com sistema antivazamentos.

Escadas de Acesso

ISO Tanques passam por manutenções periódicas que requerem acesso à toda estrutura. É necessário acesso também no ato de carregar e descarregar. Estes acessos podem se dar através de escada fixada à estrutura do tanque, sendo esta uma escada paralela fixada às vigas estruturais que prendem o tanque. Esta escada não deve possuir sua estrutura projetada para fora da estrutura do tanque, pois se assim for, prejudicará o armazenamento e empilhamento dos tanques, pois por causa da escada, será necessário deixar um espaço entre um tanque e outro. Em alguns modelos de tanque, o fundo é semiesférico ou arredondado e a escada acaba sendo confeccionada paralela até sua metade e o restante possui uma leve inclinação, acompanhando o perfil do tanque. Neste caso a escada deve ser produzida de acordo com a necessidade e perfil do tipo do tanque.

Outra forma de acesso às válvulas de carga e descarga é através de escadas plataformas. As escadas plataformas podem ser fixas, sendo a estrutura montada no site que executa a manutenção dos tanques. Estas escadas devem possuir corrimão dos dois lados e degraus dimensionados de acordo com a NR12, com estrutura antiderrapante nos degraus. Ou poderá ser escada plataforma móvel, com corrimão em ambos os lados e plataforma superior com fundo fechado e também com degraus antiderrapante e dimensões de acordo com a NR12.

Independente do modelo do tanque, a Alustar possui uma escada ideal ou é capaz de produzir uma escada que atenda à necessidade de acesso do equipamento, fabricada em materiais de alta resistência e durabilidade, de acordo com as normas requeridas para cada projeto.

Em nosso site você encontrará: