Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now
Email address
Secure and Spam free...


Principal uso da Escada para Isotanque

Os tanques utilizados com o objetivo de transportar líquidos e gases, perigosos ou não, e construídos conforme norma ISO, são conhecidos como isotanques. Seu principal uso é para transportar fluidos como água, peróxido de hidrogênio, diversos tipos de ácidos, produtos da indústria alimentícia e da mineração, óleos, resinas, entre outros. Para que possam ser carregados e descarregado, costumam apresentar válvulas no seu topo e, ainda, estas válvulas devem possuir recursos antivazamento.

Os isotanques são, normalmente, projetados em aço inox, podendo ter configurações de camadas de proteção de diversos tipos, dependendo do material que será transportado. Além disso, os isotanques devem ainda ser projetados dentro de uma estrutura resistente que garanta que seja transportado sem comprometer a carga em seu interior. Como vantagens destes tanques em relação aos tanques comuns, podemos citar a segurança que possuem, pois em seu projeto já são configurados para aguentarem pressões elevadas e para manterem a temperatura constante, além de possuírem baixíssima chance de apresentar vazamentos.

Por serem projetados desta maneira e transportarem produtos tóxicos ou alimentícios, este tipo de tanque deve passar por manutenções periódicas e, para que estas manutenções ocorram, os responsáveis devem ter acesso a toda sua estrutura. A escada para isotanque é a estrutura utilizada para realização desta atividade. Esta escada é do tipo paralela, fixada à estrutura do tanque. Dependendo do perfil do tanque, com extremidades semiesféricas ou arredondadas, por exemplo, as escadas para isotanque acabam sendo confeccionadas paralelas até a sua metade e seguindo o perfil do tanque na outra metade.

Além disso, para o carregamento e descarregamento do tanque, também é necessário que pessoas subam e se desloquem por cima deles. A escada para isotanque mais utilizada nesta atividade é a escada do tipo plataforma, que pode estar fixada a estrutura ou pode ser levada até a posição desejada.